Relacionamento a dois, porque é tão difícil?
Tente juntar dois mundos diferentes, cada um com seus princípios, seus valores já construídos durante anos, seus modos e maneiras de ver a vida completamente opostos. Então, acha fácil conciliar isso? As relações atuais são frutos de sonhos empurrados nas mentes, buscando o idealismo de perfeições que não existem. Vive-se a sonhar com a pessoa perfeita, encantada, a pessoa mágica. Engano que custa caro nos envolvimentos. Primeiro é preciso saber que as pessoas mudaram, não veem mais a relação conjugal como antes viam. Criou-se uma facilidade para sair do casamento que é imensamente superior a existente para se entrar nele. Hoje é mais fácil separar-se que casar. Frutos de mágoas vividas, assuntos mal resolvidos e traumas, as pessoas querem cada vez encontrar no outro, mais do podem dar a ele. Outro engano que também custará caro num envolvimento futuro. Não há erro único, falha única numa relação a dois. Um erro conduzirá sempre a outro e ambos começam a errar, fatalmente a falta de consciência e diálogo, culminará "matando" a relação. Antes de iniciarmos uma nova relação, falo da união propriamente dita, o casamento, é preciso observarmos de forma razoável as atitudes do outro. Não deve-se observar seus defeitos, mas suas atitudes diante de erros que se possa cometer. Isto lhe dará luz sobre a tolerância daquela pessoa, te fará saber até onde o outro suporta de voce e é onde estará conhecendo seus limites. Quanto as falhas, analise de si mesmo qual a sua tolerância em relações aos erros do outro, o que voce pode suportar. Exercite a praticando flexibilidade e ensine isso ao outro, conviver, estar junto é uma prática diária. Ser intransigente, inflexível e intolerante só destruirá aquilo que construiu ao longo de anos, assim como estas atitudes no outro surtirão o mesmo efeito na relação. É preciso saber até onde se está disposto a doar de si mesmo para o outro, antes que se possa exigir dele. O caráter é uma boa base para se firmar um relacionamento. Vamos analisar os 5 passos para um bom relacionamento a dois:
1º - Afinidade - É preciso gostar dos pontos que um encontra inicialmente no outro para que a relação possa dar certo. Saber que estarão juntos e que poderão dividir sorrisos, alegrias e tristezas é um ótimo caminho. Se voce sente-se bem e tem admiração pelo outro, começou bem, isso é muito importante.
2º - Caráter e princípios morais - Ora, este é um passo notório. Ninguém deverá envolver-se com alguém propenso a coisas que jamais praticaria. Que comunhão teriam? Exemplo disso são aqueles que não vão a baladas envolvidos com os que gostam deste estilo de vida. E aí, que será dos dois? Existem coisas que um faria e que poderia levar a relação a miséria como por exemplo; gostar de jogos, beber muito, sair a noite, estar com amigos durante a madrugada, coisas assim. A princípio bobas, toleráveis, mas que podem ganhar volume e tornar-se insuportáveis ao longo dos anos.
3º - Respeito - Observe se o outro é uma pessoa digna, se possui hábitos respeitosos e costuma respeitar direitos e opiniões sem querer impor a sua. Este ponto é crucial, pois alguém que não sabe respeitar aos demais, também não respeitará voce. Sonde-o, mesmo que leve meses, converse sobre assuntos do tipo adultério, dormir fora de casa, estar em família, curtir a noite, baladas, tomar umas bebidas, drogas, o que o outro acha, mas saiba ter leveza nas questões, analise sem envolver-se com as respostas, retome o assunto outro dia, sempre esporadicamente, sem insistências. Lembre-se, a princípio há a questão da conquista, o outro sempre tentará agradar com suas respostas. Procure saber mais sobre sua família, como agiam, como eram entre si, o que o outro pensa.
5º - A sinceridade - Saiba perceber nas respostas do outro, o quanto há de sinceridade nelas. Sinceridade neste caso no sentido de verdade, de expor seus defeitos, seus erros de forma fiel, sempre buscando não magoar-se, mas utilizando suas palavras de forma franca. Desta maneira saberá se o outro é ou não tendente a falsidade. Conviver com alguém que mente, omite, ou maquia a verdade para minimizar os efeitos dos seus erros é com certeza uma coisa que será difícil perdoar quando for descoberta no futuro. Isto revela uma enorme falha de caráter, algo imperdoável até mesmo para Deus que atribuiu a mentira como sendo "filha do diabo".
Não vou esquecer um último conselho: Esqueça-se da beleza física. Não cultue este sonho, pois há uma enorme chance de decepção. Observe as pessoas independente das suas belezas, procure vê-las de dentro para fora. Fato comum numa relação baseada no culto a beleza física é a baixa-auto-estima do outro quando presenciar seu envolvimento(nem sempre interessado) com pessoas do seu mesmo nível. A insatisfação consigo, a imaginação de que pode ser trocado por alguém mais jovem, mais belo, mais atraente. A visão da consumação do efeito tempo sobre a beleza pode conduzir a desmotivação e interesse sexual. A visão do contraste dos corpos, das idades, da beleza. Tudo isso são fatores que levam a baixa-auto-estima e produzem doenças depressivas seríssimas, esfriamento da relação, adultérios, enfim. Cultuar a beleza física, seja ela do corpo, do rosto pode lhe trazer graves consequências na relação ao longo dos anos. Enquanto há beleza e juventude tudo estará bem, mas o tempo é implacável e quando voce acordar, será tarde demais.
Estes passos, se seguidos darão uma base segura para a escolha de alguém antes do casamento, mas se forem exercitados até a hora do "sim", depois não adianta. Depois voce terá que superar seus limites e decidir se vai ou não manter sua vida como está. Espero ter ajudado com esta matéria e estarei falando mais sobre o assunto, esperando que deixem seus comentários aqui para que eu possa melhorar os artigos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Matéria Em Destaque
UBER | As Polêmicas e Entraves.
O Brasil como sempre é o País da burocracia e dos entraves e obviamente não se poderia esperar menos de uma Nação onde manda mais quem...
Muito bom, parabéns!
ResponderExcluir